As válvulas de carro desempenham um importante papel no funcionamento do motor, sendo responsável por controlar a entrada de mistura de ar e combustível e a saída dos gases resultantes da combustão.
Quando desreguladas, essas peças podem causar vários transtornos no desempenho do veículo. Preparamos este artigo para ajudar você a evitar que isso aconteça. Veja o que você vai conferir:
- O que é a válvula do carro?
- 5 sinais de válvulas desreguladas
- Dicas para evitar danos às válvulas do carro
Continue lendo e fique por dentro.
O que é a válvula do carro?
As válvulas do motor são componentes do motor do carro e atuam no ciclo de combustão. Basicamente elas são responsáveis por abrir e fechar no momento adequado, de modo a permitir a entrada de ar e combustível e a saída de gases queimados.
Existem dois tipos de válvulas: as de admissão e as de escape. Entenda melhor cada uma:
- Válvulas de admissão: permitem que a mistura de ar e combustível entre na câmara de combustão;
- Válvulas de escape: são responsáveis por liberar os gases queimados para fora, pelo escapamento, após o processo de combustão.
O funcionamento ocorre a cada giro do motor. Nesse momento, as válvulas se abrem e fecham em sincronia com os pistões, garantindo que o combustível seja queimado no momento certo.
Caso as válvulas do seu veículo estejam desreguladas, o desempenho do motor será comprometido, podendo causar perda de potência, consumo excessivo de combustível e até danos permanentes ao motor.
Leia também: Torque do motor: entenda o que é, para quer serve e qual sua importância
Confira 5 sinais de válvulas desreguladas
Veja a seguir alguns sinais que podem indicar que as válvulas do seu veículo estão funcionando com alguma irregularidade:
1. Ruídos no motor
Se as válvulas do carro estiverem desreguladas, provavelmente isso vai gerar ruídos metálicos vindo do motor. Você poderá ouvir esses sons principalmente em baixas rotações; eles indicam que as folgas entre as válvulas e os comandos estão fora do ajuste ideal.
2. Saída de fumaça pelo escapamento
Outro sinal comum de válvulas desreguladas é o surgimento constante de fumaça. Isso pode acontecer pois quando as válvulas estão fora do seu ajuste padrão, elas podem permitir que o óleo do motor se misture com a combustão, gerando uma fumaça azulada ou esbranquiçada.
3. Perda de potência
A perda de potência também é um sinal de irregularidade nas válvulas do carro. Esse problema acontece porque as válvulas não estão abrindo e fechando no tempo correto, o que prejudica a eficiência da queima de combustível. Portanto, se você começar a perceber que o carro está demorando mais para responder ou que não tem a mesma força nas acelerações, indicamos que você verifique as válvulas o quanto antes.
4. Aumento no consumo de combustível
Outro indicador de que as válvulas do carro precisam de ajuste é o consumo excessivo de combustível. Válvulas desreguladas dificultam o processo de combustão, forçando o motor a trabalhar mais para gerar a mesma potência, causando então um maior gasto de combustível.
Por isso, se o seu veículo estiver consumindo mais do que o normal, pode ser um sinal de que chegou a hora de fazer uma revisão nas válvulas.
5. Superaquecimento do motor
Por fim, mas não menos importante, indicamos que você fique de olho no aquecimento em excesso do motor, já que esse é outro sinal de problemas nas válvulas. Quando elas não funcionam adequadamente, o calor gerado pela combustão não é dissipado corretamente, o que pode elevar a temperatura do motor.
Portanto, se você perceber que o carro está esquentando mais do que o normal, procure um mecânico imediatamente para verificar as válvulas.
Como evitar problemas com válvulas desreguladas
A melhor forma de evitar qualquer tipo de problema com as válvulas do carro é realizando as manutenções periódicas corretamente, de acordo com as orientações do fabricante do veículo. Durante as revisões, os mecânicos verificam o estado das válvulas e fazem os ajustes necessários para garantir que estejam operando nas condições ideais.
Veja abaixo outras boas práticas que podem te ajudar a evitar esse problema:
- Use óleo de qualidade: Troque o óleo regularmente e utilize produtos de boa qualidade para garantir a lubrificação adequada das válvulas;
- Abasteça em postos confiáveis: Combustível de má qualidade pode gerar carbonização nas válvulas, prejudicando o desempenho do motor;
- Mantenha o sistema de arrefecimento em dia: Verifique o nível de líquido de arrefecimento e o funcionamento do radiador para evitar superaquecimento do motor;
- Fique atento a sinais de problemas: Ruídos, perda de potência e aumento no consumo de combustível podem ser sinais de que as válvulas precisam de ajuste.
Essas dicas vão ajudar você a prolongar a vida útil das válvulas e garantir o bom funcionamento do motor do seu carro.
– Leia também: Motor 1.0 ou 1.6? Saiba qual a melhor opção para o seu uso