Embora os sistemas de controle de tração e estabilidade tenham a segurança do motorista e seus passageiros como principal objetivo, existem diferenças entre as funções de cada sistema que é importante conhecer melhor.
A importância dos sistemas para a segurança no trânsito é tão grande, que muitos países já os tornaram obrigatórios.
Inclusive, no Brasil, carros novos deverão contar com controle eletrônico de estabilidade (ESC) obrigatoriamente a partir de 2024.
Desde já, ambos os sistemas são essenciais para maior segurança e bem-estar em seu carro.
Por isso, no texto de hoje, vamos te familiarizar com as especificidades e diferenças dos sistemas de controle de tração e estabilidade!
Apesar de muitos acreditarem ser a mesma coisa, os sistemas têm funcionalidades diferentes:
Inicialmente, o controle de tração ou TCS (Traction Control System) evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo por meio dos freios ABS.
Só para exemplificar, em pisos molhados, com neve ou cheios de lama, o sistema inicia-se como uma forma de ajudar o condutor a não perder o controle do veículo.
Por meio de sensores individuais em cada roda, o sistema vai identificar possíveis riscos dos pneus perderem a aderência e, assim, reduzir o torque para maior segurança durante a condução.
Ao identificar que uma roda está girando em falso, o TSC direciona a força do motor para as outras rodas do carro.
Primeiramente, o controle de estabilidade ou ESP (Electronic Stability Program) é um sistema eletrônico que, ligado diretamente aos freios, evita que o condutor perca o controle direcional em curvas mais acentuadas.
Assim, o dispositivo analisa a rotação das rodas em relação à velocidade do veículo e identifica caso alguma delas perca aSsistema aderência com o asfalto.
Ao identificar essa perda de aderência, o sistema aciona o freio como forma de corrigir a trajetória do veículo.
Dessa forma, o sistema evita que o carro rode na pista ou saía da curva.
A importância do Controle de Estabilidade é tamanha que o item já é obrigatório em países como os Estados Unidos e o Canadá desde 2011.
Em resumo, os freios ABS, o TSC e o ESP funcionam em conjunto para regular o movimento e a estabilidade do carro.
Ao passo que, o sistema de controle de tração limita a patinagem das rodas, o sistema de controle de estabilidade regula a trajetória da roda e o ABS permite o funcionamento pleno de ambos os sistemas, o seu carro possui recursos essenciais para a sua segurança.
Agora que você tem um bom entendimento das diferenças entre os dois sistemas, certifique-se de sempre mantê-los conservados, uma vez que o carro precisa de um funcionamento pleno de todos os sistemas para oferecer segurança e conforto.
Por isso, mantenha a revisão do seu veículo em dia, dirija com cuidado e garanta o seu bem-estar e dos demais condutores e pedestres.
Estamos à disposição para te ajudar na manutenção e conservação do seu companheiro de quatro rodas. Inclusive, já demos algumas dicas sobre o tema em nosso blog para que você possa cuidar do seu carro diariamente.
A Automax é a concessionária Fiat mais premiada no Brasil! Há mais de 40 anos em Belo Horizonte, destacando-se pela inovação, pela excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.
Ainda não tem um Fiat para chamar de seu? Agende já o seu test drive e converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp!
Grande parte da comunicação entre o veículo e o motorista acontece nas luzes de advertência…
O escapamento de carro é um dos componentes mais importantes para o funcionamento eficiente de…
O Fiat Pulse Abarth 2025 promete ser um dos SUVs compactos mais emocionantes e aguardados…
O mercado de SUVs está em plena expansão no Brasil, e dois modelos têm se…
Com o aumento dos preços de veículos novos nos últimos anos, encontrar carros que ofereçam…
As válvulas de carro desempenham um importante papel no funcionamento do motor, sendo responsável por…