Nivus x Pulse. O primeiro SUV da Fiat chegou para revolucionar o mercado no conceito de carro potente, econômico e conectado. O Volkswagen Nivus também é outro veículo que vem se destacando no mercado automotivo com características importantes, como espaço interno e conforto.
Enquanto o Fiat Pulse herdou itens e acessórios como portas, teto, vidros e para-brisa do Fiat Argo, o aproveitou os mesmos elementos do Volkswagen Polo.
Na batalha Nivus x Pulse, você saberia dizer qual o melhor? Então, continue o artigo e confira:
- Nivus e Pulse: versões e preços
- Pulse vs Nivus: Itens de série
- Pulse x Nivus: Tecnologia e segurança
- Nivus vs Pulse: Conforto e espaço interno:
- Nivus x Pulse: Desempenho e consumo
- Ficha técnica do topo das linhas Pulse e Nivus
- Conclusão: qual o melhor SUV?
Nivus e Pulse: versões e preços
O Fiat Pulse é encontrado em cinco versões no mercado, enquanto o SUV da Volkswagen apresenta apenas duas.
Versões Fiat Pulse
- Fiat Pulse Drive 1.3 Flex Manual;
- Fiat Pulse Drive 1.3 Flex Automático;
- Fiat Pulse Drive 1.0 Turbo Flex Automático;
- Fiat Pulse Audace 1.0 Turbo Flex Automático;
- Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo Flex Automático;
Versões Volkswagen Nivus
- Volkswagen Nivus Comfortline 1.0 Turbo Flex Automático;
- Volkswagen Nivus Highline 1.0 Turbo Flex Automático.
Pulse vs Nivus: Itens de série
Como citamos anteriormente, os SUV Fiat Pulse e Volkswagen Nivus vêm se destacando no mercado por seus acessórios e itens de série em uma completa lista.
O Fiat Pulse conta com frenagem autônoma de emergência, leitor de faixa de rodagem com correção no volante e farol alto automático. O Nivus, no entanto, dispõe apenas da frenagem autônoma de emergência.
Em relação a itens de segurança, o Pulse ainda conta com ar-condicionado automático, controle de tração e estabilidade, faróis e lanternas em LED e direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático.
O projeto do Nivus traz dois airbags a mais que o Fiat Pulse, sendo seis no total.
No comparativo Pulse x Nivus para itens de série, o SUV da Fiat apresenta uma lista de equipamentos mais completa, proporcionando, então, mais conforto e segurança não só para o motorista, como também para todos os usuários do veículo.
Pulse x Nivus: Tecnologia e segurança
No geral, ambos os SUV estão equipados com alta tecnologia:
Fiat Pulse
- Painel de instrumentos virtual de 7”;
- Central multimídia de 10”;
- Conexão sem fio com Apple Car Play e Android;
- Pacote Connect Me;
- Faróis de LED;
- Controle de tração e estabilidade;
- Chave presencial com partida por botão.
Volkswagen Nivus
- Painel de instrumentos virtual de 10,25”;
- Central multimídia de 10”;
- Conexão sem fio com Apple Car Play;
- Sistema de frenagem autônoma de emergência;
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC);
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Em uma disputa acirrada, ambos contam com alta tecnologia para os usuários, mas o SUV da Fiat ainda se destaca pela inovação.
Nivus vs Pulse: Conforto e espaço interno
A Fiat investiu na redução dos índices de NVH (sigla em inglês traduzida para o português como ruído, vibração e aspereza) e, nesse sentido, o novo SUV oferece muito mais conforto e qualidade da rodagem.
A suspensão no veículo também é responsável pelo conforto na direção, oferecendo também segurança e aderência em curvas mais fechadas.
O Volkswagen Nivus, por outro lado, se destaca no espaço interno e tamanho do porta-malas. Disponibilizando 415 litros em seu bagageiro, contra 370 litros do Fiat Pulse.
Além disso, o SUV da Volkswagen possui 3 cm a mais de entre eixos que o Pulse e 4 cm a mais no espaço para a cabeça dos ocupantes traseiros.
– Leia também: Toro x Oroch: qual a melhor escolha? Veja comparativo!
Nivus x Pulse: Desempenho e consumo
Ambos os SUV contam com a mesma unidade de potência: motor turboflex 1.0 com três cilindros e 20,4 kgfm de torque. O Fiat Pulse oferece 130 cv e o Nivus não fica para trás, sendo apenas 2 cv a menos, sendo quase um empate técnico.
A vantagem do Pulse, no entanto, é na opção de outras motorizações e equipamentos mais em conta, como no Drive 1.3 manual e Drive 1.3 automática, ambas com 107 cv e 13,7 kgfm.
O câmbio automático no Pulse é do tipo CVT, contra o convencional no Nivus.
Fiat Pulse
Na cidade:
- Gasolina: 12 km/h;
- Etanol: 8,5 km/h.
Na estrada:
- Gasolina: 14,6 km/h;
- Etanol: 10,2 km/h.
Volkswagen Nivus
Na cidade:
- Gasolina: 10,7 km/h;
- Etanol: 7,6 km/h.
Na estrada:
- Gasolina: 13,3 km/h;
- Etanol: 10,7 km/h.
Ficha técnica do topo das linhas Pulse e Nivus
Como citamos anteriormente, os modelos possuem algumas versões disponíveis no mercado e, para tornar a comparação mais justa, apresentaremos a ficha técnica das versões topo de linha Pulse x Nivus.
Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo Flex Automático
- Preço: R$115.990,00;
- Motor: 1.0, 3 cilindros, turboflex;
- Câmbio: automático, CVT;
- Potência:, 130cv;
- Torque: 20,4 kgfm;
- Velocidade máxima: 189 km/h no etanol e 187 km/h na gasolina;
- Peso: 1.237 kg;
- Tanque: 47 litros;
- Dimensões: 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura e 2,53 m entre eixos.
Volkswagen Nivus Highline 1.0 Turbo Flex Automático
- Preço: R$127.750,00
- Motor: 1.0, 3 cilindros, turboflex
- Câmbio: automático, 6 marchas;
- Potência: 128cv (etanol) e 116 cv (gasolina);
- Torque: 20,4 kgfm;
- Velocidade máxima: 189 km/h no etanol e 184 km/h na gasolina;
- Peso: 1.119 kg;
- Tanque: 52 litros;
- Dimensões: 4,36 m de comprimento; 1,75 m de largura; 1,49 m de altura e 2,56 m entre eixos.
Conclusão: qual o melhor SUV ?
No geral, tanto o Fiat Pulse quanto o Volkswagen Nivus são bons SUV para os motoristas que procuram por um compacto completo. No entanto, o Fiat Pulse apresenta o melhor custo-benefício, principalmente por preço e equipamentos.
Agora que você já conhece as principais características na disputa Pulse x Nivus, então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? A Automax é uma concessionária Fiat que está há mais de 43 anos no mercado, se destacando pela inovação, crescimento profissional e qualidade.
– Leia também: Fiat Fastback: o que se sabe até agora sobre o novo SUV da Fiat?