Manter o ar-condicionado do seu carro em boas condições é fundamental não só para garantir um ambiente confortável para os passageiros durante a condução, mas também para preservar a saúde de todos os ocupantes e também a eficiência do veículo.
Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a manutenção desse equipamento: como é realizada, dicas de prevenção e cuidados necessários para prolongar a vida útil do ar-condicionado. Continue a leitura e saiba mais sobre!
Uma informação que muitos motoristas negligenciam é que a segurança e bem-estar no trânsito começa antes mesmo de você sair de casa.
No caso do ar-condicionado, por exemplo, manter o equipamento em bom estado vai muito além do conforto e da comodidade durante a condução.
Como citamos anteriormente, um sistema de ar-condicionado bem cuidado é fundamental para a saúde dos ocupantes, eficiência do veículo e a prevenção de custos elevados com reparo. Entenda mais sobre nos tópicos abaixo!
Quando funcionando de forma eficiente, o ar-condicionado permite que o interior do veículo permaneça fresco e confortável, especialmente em dias quentes.
Além do conforto térmico, a qualidade do ar também mantém o padrão ideal para a saúde humana. Isso porque filtros sujos e sistemas negligenciados podem acumular poeira, bactérias, fungos e outros alérgenos, prejudicando a saúde dos passageiros.
De forma geral, problemas respiratórios e alergias podem surgir por um ar-condicionado mal cuidado.
A manutenção regular do ar-condicionado também influencia diretamente na eficiência do veículo.
Afinal, componentes sujos ou desgastados podem forçar o equipamento a trabalhar mais para atingir a temperatura desejada, resultando, então, em um maior consumo de combustível e desgaste prematuro do sistema.
Dessa forma, um sistema de ar-condicionado eficiente não apenas proporciona conforto, mas também contribui para a economia de combustível e redução de emissões.
A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, tem o principal objetivo de prevenir problemas, reduzindo ou até mesmo eliminando possibilidades de degradação do equipamento.
Ignorar essa manutenção pode levar a necessidade de reparos caros no futuro em casos extremos, até mesmo à substituição total do sistema de ar-condicionado.
Nesse sentido, a verificação regular permite ao motorista identificar vazamentos, níveis de fluidos e o estado dos filtros, garantindo que o sistema funcione corretamente e evitando despesas desnecessárias.
→ Leia mais: Dicas de manutenção para garantir a durabilidade do seu carro
Um dos pontos avaliados na manutenção preventiva do ar-condicionado são os filtros de ar, responsáveis por capturar poeira, poluição e outros contaminantes que podem comprometer a qualidade do ar dentro do veículo.
No geral, a recomendação é realizar a troca dos filtros a cada 15 a 20 mil quilômetros ou conforme indicado no manual do proprietário.
A limpeza do sistema do ar-condicionado envolve a remoção de qualquer resíduo acumulado nas tubulações e componentes do sistema.
Aqui, o profissional responsável pela manutenção utiliza produtos de limpeza específicos para desinfetar e eliminar microrganismos nocivos. Esse processo é o responsável para garantir que o ar que circula no interior do veículo seja limpo e saudável.
A manutenção regular do fluido refrigerante mantém o ar-condicionado funcionando corretamente e evita danos ao compressor. Durante o serviço, os níveis de fluido são verificados e, se necessário, completados.
Além de verificar os equipamentos citados anteriormente durante a manutenção preventiva do ar-condicionado, o profissional responsável também verifica se há algum vazamento no sistema.
Detectar e reparar essas condições a tempo é fundamental para a operação correta do ar-condicionado, evitando a redução da eficiência do sistema e até mesmo danos ao meio ambiente.
De forma geral, o compressor é o coração do sistema de ar-condicionado de um veículo, responsável por comprimir o fluido refrigerante e manter o fluxo de ar frio.
Durante a manutenção preventiva, o estado do compressor é avaliado.
Além disso, todas as conexões, mangueiras e demais componentes também são inspecionados para garantir que estejam funcionando corretamente. Qualquer peça desgastada ou danificada é substituída para evitar falhas no futuro.
→ Leia também: Quanto tempo dura a bateria do carro?
Engana-se quem pensa que os cuidados com o ar-condicionado e demais equipamentos do veículo exigem muito esforço — na verdade, a tarefa é muito mais simples do que parece!
Um dos exemplos mais simples, mas frequentemente negligenciado, é o uso regular do equipamento. Mesmo durante o inverno, ligue o ar-condicionado por alguns minutos para garantir que o sistema permaneça lubrificado e em boas condições de funcionamento.
Outras práticas também podem te ajudar no processo:
Conte com os nossos profissionais especializados para realizar a manutenção do seu veículo. A Automax é a concessionária mais premiada pela Fiat em qualidade e excelência em atendimento!
Grande parte da comunicação entre o veículo e o motorista acontece nas luzes de advertência…
O escapamento de carro é um dos componentes mais importantes para o funcionamento eficiente de…
O Fiat Pulse Abarth 2025 promete ser um dos SUVs compactos mais emocionantes e aguardados…
O mercado de SUVs está em plena expansão no Brasil, e dois modelos têm se…
Com o aumento dos preços de veículos novos nos últimos anos, encontrar carros que ofereçam…
As válvulas de carro desempenham um importante papel no funcionamento do motor, sendo responsável por…