O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA 2020, é uma taxação anual cobrada pelo estado. O seu recolhimento tem o principal objetivo de fazer melhorias constantes em estradas e rodovias. Ou seja, o dinheiro é convertido em benefícios para os motoristas, para garantir a segurança e o bem-estar de quem está no trânsito diariamente.
Você já começou a se organizar financeiramente para pagar o seu IPVA 2020? Confira agora como consultar seus valores e prazos de pagamentos.
Desde 13 de janeiro até 19 de março, a escala para pagamentos está aberta. O desconto aplicado para cota única foi encerrado no primeiro mês do ano. Dessa forma, o que ainda pode ser feito é o pagamento em parcelas.
De toda a verba arrecadada, 20% é destinada para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Os 80% remanescentes são distribuídos: 50% para o Estado e os outros 50% para o município no qual o veículo foi registrado. Sendo esses direcionamentos os que incidem diretamente em benefício daqueles que trafegam pelas vias do Brasil e suas respectivas cidades.
Já não há mais tempo para aproveitar o desconto da cota única. Então, atente-se para pagar as parcelas em dia. Vale destacar que, o vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo. Confira abaixo na tabela:
O pagamento do imposto pode ser feito em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou ainda pelo internet banking. Com o número de Renavam em mãos pode-se fazer isso, ou ainda por meio da emissão de boleto, aqui.
Atenção, quem não pagar o IPVA 2020 nos dias de vencimento, terá acrescida uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora, com base na taxa Selic. Além disso, depois dos 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do IPVA.
Caso o PIVA 2020 não seja pago, a multa passa a ser de 40% sobre o valor do imposto referente ao veículo. Além disso, o carro ainda pode ser apreendido, com multa aplicada por autoridade de trânsito e perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Além disso, o não pagamento no IPVA 2020 impede que o motorista fique em dia com as outras obrigações em relação ao carro. Por exemplo, o licenciamento anual do veículo só pode ser feito após o pagamento desse imposto. Vale destacar que, é por meio desse licenciamento que o carro está apto para circular legalmente nas ruas.
O preço do imposto varia de acordo com certas características do próprio veículo.
1- Tipo de veículo;
2- Porte do veículo;
3- Ano de fabricação;
4- Localização.
Todos os anos os valores são ajustados. Visto que quanto mais antigo o carro, menor o valor cobrado no IPVA. Além disso, os preços também variam de estado para estado. Para conferir o valor que o seu veículo deve pagar de IPVA 2020 você pode acessar o portal do Detran da sua própria região.
00Agora que você já sabe todos os detalhes do IPVA 2020, como valor, prazos e implicações legais em seu não pagamento, não deixe de cumprir a sua obrigação, fique em dia com os impostos. Dessa forma, você garante seus direitos enquanto condutor de veículo. O imposto é a taxa que assegura as boas condições de vias e melhorias constantes em infraestrutura de cada região.
Grande parte da comunicação entre o veículo e o motorista acontece nas luzes de advertência…
O escapamento de carro é um dos componentes mais importantes para o funcionamento eficiente de…
O Fiat Pulse Abarth 2025 promete ser um dos SUVs compactos mais emocionantes e aguardados…
O mercado de SUVs está em plena expansão no Brasil, e dois modelos têm se…
Com o aumento dos preços de veículos novos nos últimos anos, encontrar carros que ofereçam…
As válvulas de carro desempenham um importante papel no funcionamento do motor, sendo responsável por…