A garantia de automóveis é um assunto muito popular entre os motoristas, uma vez que os carros representam um item emocional e, claro, de grande valor financeiro para cada um.
Dessa forma, a garantia de carro traz mais tranquilidade e proteção contra taxas de reparo em casos de defeitos que surgiram logo após a compra.
Apesar disso, os motoristas precisam ficar atentos a alguns aspectos para não perder esse “benefício” e ter que arcar com os custos do próprio bolso.
Para te ajudar, preparamos este artigo especial para o blog da Automax nos seguintes pontos:
- Como funciona a garantia de automóveis?
- A garantia de automóveis é válida para seminovos?
- Em que situações a garantia de automóveis deixa de valer?
- Conte com a excelência da Automax Fiat!
Como funciona a garantia de automóveis?
Em suma, a garantia de veículo é um contrato entre o fabricante do modelo e o motorista, que espera tranquilidade e segurança ao comprar um carro 0 KM.
Assim, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece a garantia legal – ou seja, com respaldo da lei – por 90 dias para bens duráveis, como os automóveis.
Desde já, vale destacar que o início de vigência do prazo da garantia é a partir da entrega ao consumidor final e não a data da emissão da nota fiscal.
Ao mesmo tempo, existem outras modalidades de garantia que asseguram a excelência, confiabilidade e vida útil do veículo:
Garantia Contratual
Em suma, a garantia contratual é acrescida por parte da empresa como forma de oferecer mais apoio e benefício para o consumidor.
Em outras palavras, a garantia contratual não é obrigatória.
No entanto, o CDC prevê que a garantia contratual é complementar à garantia legal.
Só para exemplificar, vamos imaginar um produto com as seguintes garantias:
Legal – 90 dias + Contratual – 90 dias
Logo, o veículo está assegurado por 180 dias, ou 6 meses, ao todo.
Para os Fiat Lovers, a montadora italiana disponibiliza o Livreto de Garantia, um documento muito importante para as indicações de manutenção do seu carro e informações sobre as garantias do veículo.
Garantia Estendida
Entre as principais modalidades, a garantia estendida é a única que funciona como um plano opcional para os motoristas.
Dessa forma, ela auxilia nos custos de certos reparos que seu veículo pode precisar, principalmente após o fim das duas garantias citadas anteriormente.
Na maioria dos casos, a garantia estendida começa quando a garantia do fabricante expira, mas às vezes as duas se sobrepõem.
Além disso, os planos de garantia adicional não cobrem todos os serviços disponíveis na garantia legal e contratual.
Por isso, é muito importante contar com o apoio de uma equipe especializada e ética para te ajudar a entender cada letrinha do contrato.
A garantia de automóveis vale para seminovos?
Visto que os carros novos contam com as garantias de fábrica, uma dúvida muito comum entre os motoristas é se existe garantia de carro seminovo.
Isso porque, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), nos primeiros sete meses de 2021, a venda de veículos usados e seminovos em Minas Gerais aumentou em 38,2%.
Assim sendo, é importante verificar se a garantia de fábrica do modelo interessado ainda está válida.
Entretanto, mesmo nas negociações de carros seminovos, a loja, concessionária ou representante é obrigada a oferecer a garantia legal do produto, conforme regras do CDC.
Além disso, é possível contratar planos de garantia estendida para os seminovos, bem como o seguro veicular para garantir maior segurança nos seus caminhos.
Conheça aqui o catálogo de seminovos.
Em que situações a garantia de automóveis deixa de valer?
Desgastes habituais
A princípio, algumas partes do carro desgastam-se regularmente conforme o uso.
Desse modo, a garantia do carro só cobre a substituição de peças desgastadas antes do previsto.
Por exemplo, é normal substituir as pastilhas de freio entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados.
Logo, caso perceba o desgaste dentro dessa quilometragem, a garantia de veículo não cobrirá o custo.
No entanto, se a peça está batida com 2.000 quilômetros rodados, a garantia cobrirá o custo das novas pastilhas e o custo para descobrir qual parte do sistema de freio está com defeito.
Realizar a manutenção do veículo fora de uma oficina credenciada
Sabemos que muitos motoristas contam com o apoio de um mecânico de confiança durante anos e, assim, optam em realizar os reparos com eles.
Vamos supor que o profissional técnico utilize uma peça paralela à original ou realize uma manutenção fora dos padrões de manual da marca.
Essas atitudes podem levar a um problema ainda maior do que o anterior e, por isso, a garantia de automóveis torna-se inválida.
Roubo ou mau uso
Em suma, a garantia de carro não funciona como um seguro veicular.
Enquanto a garantia assegura a qualidade e pleno funcionamento dos sistemas, peças e funcionalidades do veículo, os seguros protegem não apenas os veículos, mas motoristas, passageiros e terceiros envolvidos.
As coberturas de seguro levam em consideração:
- roubos;
- furtos;
- acidentes;
- desastres naturais;
- manutenções;
- outros fatores que afetam o carro e a vida do condutor.
Em contrapartida, a garantia de automóveis não cobre as manutenções de rotina e outras ações ocasionadas pelo mau uso ou situações anormais.
Só para exemplificar, caso o motorista carregue mais peso do que o carro suporte e danifique uma peça ou cause um acidente, somente o seguro do veículo deve ser acionado.
Ao mesmo tempo, não cumprir o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante e os avisos de recall anulam a garantia do carro.
Recall
Quando um fabricante fica sabendo de um defeito de segurança em um veículo ou em um lote de itens específicos, a lei federal exige que ele emita um pedido de recall, entre em contato com todos os proprietários e conserte o problema gratuitamente.
Assim, os reparos de recall são sempre gratuitos e nunca expiram.
Entretanto, caso um motorista não atenda o recall e sofra consequências posteriormente, a concessionária ou empresa responsável pode exigir que o reparo total não seja coberto pela garantia.
Conte com a excelência da Automax Fiat!
Conseguiu entender como funciona a garantia de automóveis e quais os cuidados que ela exige do motorista?
Portanto, se você comprou ou está pensando em comprar um carro novo ou seminovo, fique atento à garantia e conte com apoio durante o processo.
Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, a equipe de especialistas da Automax Fiat está à disposição para ajudar você e o seu veículo.