Blog

Freio a tambor: o que é, como funciona e quando fazer sua revisão

O sistema de freio é um dos componentes mais importantes de qualquer veículo, responsável por garantir a segurança dos passageiros e também de quem está ao redor. Entre os tipos de freios disponíveis, o freio a tambor é um dos mais antigos e ainda é amplamente utilizado em carros, principalmente no eixo traseiro.

Elaboramos este artigo para te apresentar todos os detalhes sobre o assunto. Isto é, o que é o freio a tambor, como ele funciona, suas diferenças em relação ao freio a disco, problemas comuns e quando realizar sua manutenção.

Continue a leitura e saiba mais sobre!


O que é sistema de freio a tambor?

Como o próprio nome sugere, o freio a tambor é um sistema de frenagem que utiliza um tambor metálico giratório conectado às rodas do veículo.

Dentro desse tambor, há sapatas que, ao serem pressionadas contra as paredes internas, geram o atrito necessário para reduzir ou parar o movimento do carro.

Esse tipo de freio foi amplamente utilizado em veículos até meados do século XX e, embora tenha sido substituído pelo freio a disco em diversas aplicações, ainda é muito comum em veículos de passeio, principalmente no tambor de freio traseiro.

Contudo, o freio a tambor é menos eficiente, quando comparado com o modelo de disco.

Por outro lado, o sistema é conhecido por seu baixo custo de fabricação e manutenção, além da capacidade de suportar condições adversas, sendo também utilizado em caminhões e ônibus.

Qual a diferença entre freios a disco e a tambor?

De forma resumida, os freios a disco são considerados um sistema mais atual de frenagem dos veículos.

A principal diferença entre os modelos é a forma como o atrito é gerado para desacelerar o veículo. Entenda melhor:

Enquanto o freio a tambor utiliza sapatas que pressionam a parte interna do tambor, criando atrito para reduzir a velocidade, o a disco utiliza pastilhas de freio que pressionam um disco metálico acoplado às rodas.

Devido a essa alteração de mecanismos, as vantagens e desvantagens de cada modelo também são diferentes:

  • Freio a disco: maior capacidade de frenagem e melhor desempenho em condições extremas;
  • Freio a tambor: destaca-se por sua simplicidade, custo mais baixo e durabilidade em situações moderadas.

Leia também: Manutenção de freios: saiba como e quando fazer


Como funciona o sistema de freio a tambor?

Como citamos anteriormente, o freio a tambor opera de maneira mais simples que os mecanismos atuais.

Quando o motorista pisa no pedal de freio, o sistema hidráulico empurra os cilindros dentro do tambor, que, por sua vez, movimentam as sapatas . 

Essas sapatas, então, pressionam a parede interna do tambor, gerando o atrito necessário para desacelerar ou parar o veículo.

O tambor de freio é conectado diretamente às rodas, de modo que sua rotação é interrompida à medida que o atrito aumenta. Além disso, o sistema pode incluir molas para ajudar a retornar as sapatas à sua posição inicial após a frenagem, garantindo que o tambor não fique travado.

Outro ponto importante é que o freio a tambor traseiro muitas vezes está integrado ao sistema de freio de estacionamento. Nesse caso, uma alavanca ou cabo de freio mecânico aciona as sapatas, permitindo que o veículo fique parado em inclinações.


Quais são os problemas mais comuns do freio a tambor?

Assim como outros equipamentos do veículo, os problemas mais comuns do freio a tambor estão relacionados ao seu desgaste por conta do uso.

Alguns dos problemas mais comuns incluem:

  • Desgaste das sapatas: assim como as pastilhas de freio no sistema a disco, as sapatas do freio a tambor se desgastam com o uso, reduzindo sua eficiência de frenagem.
  • Superaquecimento: em frenagens intensas ou prolongadas, o tambor pode aquecer excessivamente, diminuindo a capacidade de gerar atrito;
  • Ruídos e vibrações: sapatas mal ajustadas ou desgastadas podem gerar ruídos incômodos ou vibrações durante a frenagem;
  • Contaminação do tambor: poeira, óleo ou outros contaminantes podem se acumular dentro do tambor, reduzindo a eficiência do sistema.


Quanto tempo dura o freio a tambor e quando fazer a manutenção?

A durabilidade do freio a tambor varia de acordo com o uso e as condições do veículo.

O mais indicado, no geral, é que seja realizada uma revisão a cada 5 mil quilômetros, e uma troca a cada 30 mil quilômetros. 

Contudo, é fundamental realizar inspeções periódicas para garantir o bom funcionamento do sistema.


Pintar tambor de freio: é possível?

Sim, é possível pintar mas é fundamental fazer isso da maneira correta para evitar problemas.

A pintura pode ser realizada para fins estéticos, especialmente em veículos com rodas esportivas que deixam os tambores visíveis.

No entanto, ao pintar, é crucial usar tintas específicas para alta temperatura, já que os tambores podem atingir temperaturas elevadas durante a frenagem. Além disso, a pintura não deve interferir no funcionamento do sistema ou comprometer a dissipação de calor.


Conclusão

O freio a tambor é um sistema eficiente e confiável que continua sendo amplamente utilizado em veículos, especialmente no eixo traseiro.

Seu design simples e custo acessível o tornam uma excelente opção para aplicações moderadas, mas é essencial realizar a manutenção adequada para evitar problemas e garantir a segurança.

Agora que você sabe o que é o freio a tambor, como funciona e quando realizar a manutenção, fica mais fácil cuidar do seu veículo.

Se tiver dúvidas ou perceber sinais de desgaste, procure um mecânico de confiança para fazer uma inspeção detalhada.

seo

Recent Posts

Fiat Strada 2025: características, versões e preços do modelo

A Fiat Strada é um dos modelos mais emblemáticos da Fiat no Brasil, conhecida entre…

55 anos ago

Fiat em 2025: confira as principais novidades para o ano

O setor automotivo está em constante transformação, e a Fiat, uma das marcas mais tradicionais…

55 anos ago

Checklist para viagem de carro: 15 itens para conferir antes de viajar

Viajar de carro é sinônimo de liberdade, conforto e, muitas vezes, economia. Porém, para que…

55 anos ago

Carros até 110 mil: 3 opções da Fiat para ter na garagem

Conheça três modelos de carros Fiat por até 110 mil reais! Na hora de escolher…

55 anos ago

Fiat Scudo 2025: características, versões e preços do modelo

A Fiat se destaca no mercado de utilitários ao oferecer modelos que aliam versatilidade, tecnologia…

55 anos ago

Luz de advertência do painel: o que significa e o que fazer?

Grande parte da comunicação entre o veículo e o motorista acontece na luz de advertência…

55 anos ago