Antes de tudo, você já pensou que cada botão do seu carro tem um motivo para estar lá? Pois é, esse é um dos detalhes pensados para a ergonomia veicular.
A localização de botões mais utilizados, como os vidros e volume do rádio, foi estabelecida para que o motorista não precise se inclinar para alcançá-los.
Assim, uma boa ergonomia no carro ajuda a melhorar o conforto e a eficácia da sua direção, além de prevenir lesões por esforço e acidentes no trânsito.
Para te ajudar a conhecer mais sobre esse tema tão importante, no texto de hoje do blog da Automax, vamos falar sobre os seguintes pontos:
A princípio, a ergonomia é uma ciência aplicada que trata sobre a interação do homem com o ambiente.
Ou seja, esse processo busca projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas para que eles se ajustem às pessoas, reduzindo o desconforto e evitando problemas de saúde.
Só para exemplificar, no ambiente de trabalho, é comum as indicações para sentar com as costas encostadas na cadeira e manter uma distância mínima do monitor.
No entanto, a ergonomia para motoristas é ainda mais necessária, uma vez que os efeitos do movimento e da vibração do veículo impactam a coluna, os músculos e até mesmo no bem-estar emocional.
Nesse contexto, a ergonomia veicular é a aplicação de um design inclusivo e de funcionalidades que beneficiem o bem-estar do motorista.
De uma maneira geral, o trabalho de ergonomia no carro começa bem antes do modelo ser lançado oficialmente.
Isso porque, durante o desenho e a construção do projeto, designers e engenheiros realizam estudos e testes a fim de proporcionar a melhor experiência de uso e total segurança e saúde para os motoristas.
A importância da ergonomia veicular é garantir que cada detalhe do veículo proporcione benefícios funcionais para o seu bem-estar.
Entretanto, a maioria dos condutores acaba esquecendo de como manter uma boa ergonomia no carro, ocasionando lesões principalmente na coluna e nos músculos.
Entre as consequências mais comuns associadas à condução estão:
Além de causar lesões relacionadas à postura, a má ergonomia aumenta a fadiga, cansaço e, consequentemente, a falta de atenção.
Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), nos últimos 5 anos, mais de 215.401 dos acidentes catalogados tiveram como causa principal ou secundária questões relacionadas à condição de saúde dos motoristas como fadiga, stress, cansaço, déficit de atenção ou comprometimento do raciocínio.
Apesar de envolver uma série de estudos, pesquisas e testes, a ergonomia veicular perfeita muda de motorista para motorista e de carro para carro.
Por exemplo, quem busca o SUV da Fiat, o Fiat Pulse, espera maior altura do solo e espaço interno.
Enquanto isso, os modelos hatches da Fiat, como o Fiat Argo, popularmente conhecidos por serem mais compactos, são a preferência para quem quer transitar no dia a dia com agilidade.
Nesse sentido, um condutor mais alto e que preze pelos momentos de lazer em família, certamente encontrará todo o conforto e ergonomia que precisa no SUV.
Por isso, a nossa primeira dica é conhecer mais o seu carro e configurá-lo de acordo com as suas necessidades.
Ao mesmo tempo, listamos 5 pontos para aprimorar a ergonomia no carro. Confira abaixo:
Conforme as indicações no trabalho, o primeiro passo para a ergonomia veicular é sentar-se com as costas ajustadas por inteiro no encosto do banco.
Apesar de ser possível regular o encosto do banco conforme o seu desejo, o recomendado é manter as costas reta e com uma ampla visão da estrada.
Além disso, a posição do banco influencia na movimentação dos joelhos, da perna, dos braços e dos ombros.
Portanto, ajuste-o de forma que as pernas fiquem sem flexionadas, entre 100 a 120 graus, e que você não precise dobrar para alcançar o volante.
Com as constantes inovações no mercado automobilístico, a maioria dos carros permite regular o volante em relação a profundidade, inclinação e altura no painel.
Para uma boa ergonomia veicular, o ajuste deve levar em consideração três pontos:
Os espelhos retrovisores são itens essenciais para a segurança do motorista, uma vez que facilitam a visualização dos outros carros ao redor.
No entanto, a ergonomia veicular exige que os condutores não façam esforço para checá-los ao longo do trajeto.
Além da má postura e tensão nos músculos, passar horas no trânsito cobra muito da nossa paciência e bem-estar emocional.
Desse modo, se você costuma dirigir por muito tempo, a recomendação é dar uma pausa, em média, a cada duas horas de condução.
Essa atitude faz o sangue circular pelo corpo, promovendo relaxamento dos músculos e um descanso mental.
Conforme citamos anteriormente, muitos motoristas não sabem ou simplesmente ignoram as recomendações de ergonomia no carro.
Como resultado, a má postura ou estresse constante podem ocasionar problemas sérios de saúde, como as doenças musculoesqueléticas.
Por isso, visite o médico regularmente, mesmo na ausência de sintomas, e garanta uma boa ergonomia veicular e um trânsito mais seguro.
– Leia também: Dirigindo bem: 10 dicas que vão ajudar você a ser um bom motorista
Gostou das nossas dicas? Temos certeza que conhecer mais sobre a ergonomia veicular vai te proporcionar passeios e viagens mais seguros e saudáveis.
Agora, se você ainda não conquistou o sonho de ter um veículo para curtir os momentos na estrada, estamos aqui para te ajudar!
A Automax é a concessionária Fiat mais premiada no Brasil! Há mais de 40 anos em Belo Horizonte, destacando-se pela inovação, pela excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.
Além disso, com o apoio de uma equipe de especialistas. Clique no banner e converse com a gente pelo WhatsApp!
O escapamento de carro é um dos componentes mais importantes para o funcionamento eficiente de…
O Fiat Pulse Abarth 2025 promete ser um dos SUVs compactos mais emocionantes e aguardados…
O mercado de SUVs está em plena expansão no Brasil, e dois modelos têm se…
Com o aumento dos preços de veículos novos nos últimos anos, encontrar carros que ofereçam…
As válvulas de carro desempenham um importante papel no funcionamento do motor, sendo responsável por…
O Fiat Mobi 2025 chega ao mercado brasileiro com a proposta de ser um carro…