Na hora de escolher o próximo carro, muitos motoristas ficam atentos e em dúvida sobre a direção do veículo. Afinal, qual a melhor? Direção hidraulica ou elétrica?
A melhor forma de acertar em cheio nessa escolha é estudar sobre as opções e definir aquela que melhor se encaixa com as suas necessidades.
Neste artigo, preparamos as principais informações sobre esses sistemas e dicas úteis para definir a melhor opção.
Continue a leitura e confira em detalhes:
- Como funciona a direção hidráulica?
- Como funciona a direção elétrica?
- Quais são as principais diferenças entre direção hidráulica e elétrica?
- Então, qual a melhor opção? Direção hidráulica ou elétrica?
Como funciona a direção hidráulica?
A direção hidráulica é uma opção bastante conhecida entre os motoristas, chamada também de direção assistida.
Esse sistema utiliza fluidos hidráulicos para facilitar o processo de direção do veículo, auxiliando diretamente na movimentação das rodas dianteiras.
Na prática, ao virar o volante, você comanda todo o conjunto de peças que possuem auxílio do fluido em alta pressão e, por isso, o esforço realizado pelo motorista é mínimo.
O principal benefício da direção hidráulica está na maior precisão durante as manobras, além, claro, na leveza da direção. Contudo, uma desvantagem do modelo é a impossibilidade da instalação posterior no veículo — ou seja, é um sistema que vem de fábrica.
Como funciona a direção elétrica?
Basicamente, a direção elétrica se resume em apenas uma peça, funcionando de acordo com a velocidade do veículo.
Ao virar o volante com o carro em movimento, o motor desse sistema é acionado e exerce uma força sobre os eixos para girar as rodas, tornando a direção mais leve e exigindo menos para o motorista.
A grande vantagem da direção elétrica é que o motor é independente do motor do veículo e, portanto, possibilita uma maior economia de combustível. Contudo, uma desvantagem do sistema é o seu custo mais elevado, tanto para o conserto quanto para o veículo que possui a tecnologia.
– Leia também: Cálculo de consumo de combustível: como fazer?
Quais são as principais diferenças entre direção elétrica e hidráulica?
Em poucas palavras, podemos dizer que a principal diferença entre direção elétrica e hidráulica é o mecanismo que esses sistemas utilizam para deixar a direção mais leve.
Como citamos anteriormente, a direção hidráulica utiliza fluidos hidráulicos para deixar a direção mais leve. A direção elétrica, por outro lado, conta com a presença do motor elétrico na caixa de direção.
Outra distinção é na força aplicada por esses modelos. Na hidráulica, a força é constante. Por outro lado, na elétrica, a força sofre alterações conforme a velocidade do veículo.
Na prática, a direção elétrica é considerada mais leve, enquanto o sistema hidráulico pode ser considerado mais natural, onde o motorista possui mais sensibilidade ao dirigir (mais noção da tração do pneu e o peso do veículo).
Então, qual a melhor opção? Direção hidráulica ou elétrica?
A melhor forma de escolher a melhor opção é estudá-las e definir qual a melhor opção para a sua necessidade. Afinal, direção elétrica ou hidráulica?
Para te ajudar nessa missão, elencamos alguns tópicos importantes que podem te auxiliar:
- Preço do veículo e manutenção: nesse caso, a direção hidráulica sai na vantagem. Como falamos anteriormente, o sistema elétrico possui um custo mais elevado, tanto nos seus veículos como nas manutenções;
- Economia de combustível: a direção elétrica garante uma maior economia de combustível, podendo chegar até 5% no consumo de gasolina ou etanol;
- Período de instalação: caso o veículo não venha com o sistema de fábrica, é possível instalar a direção elétrica posteriormente. O mesmo não acontece com a direção hidráulica;
- Facilidade de serviços: no geral, apenas empresas autorizadas conseguem fazer a manutenção de veículos com direção elétrica. A direção hidráulica, por outro lado, tem disponibilidade de serviços na maior parte das oficinas mecânicas.
No geral, se você está a procura de uma direção mais leve para os passeios de carro, a opção mais escolhida entre os motoristas é a direção elétrica. Contudo, se você procura por veículos mais robustos e com maior sensibilidade, a direção hidráulica pode ser a melhor alternativa!
Deu para ter uma visão mais clara? A dica é colocar cada característica na ponta do lápis e definir qual possui mais vantagem para você!
Agora que você já conhece as principais diferenças entre direção elétrica ou hidráulica, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais?
A Automax é a concessionária Fiat mais premiada no Brasil! Há mais de 40 anos em Belo Horizonte, destacando-se pela inovação, pela excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.
– Leia também: Barulho ao virar o volante: o que pode ser?