Uma das perguntas mais comuns para quem busca realizar o sonho do veículo zero KM na garagem é se o consórcio de carro vale a pena.
À medida que o consórcio e o financiamento são as formas mais populares de conquistar o carro novo, eles são muito comparados e geram essa dúvida na cabeça dos motoristas.
No entanto, sentimos em dizer que não existe uma opção melhor do que a outra, cada uma atende um tipo específico de público.
Dessa forma, adiantando um pouco a resposta do nosso texto, o consórcio de carro vale a pena sim, desde que você entenda o seu perfil de consumidor e fique atento às regras do plano contratado.
Para te ajudar, no texto de hoje do blog da Automax, listamos os principais prós e contras da modalidade. Confira!
O consórcio de carros funciona como uma espécie de financiamento colaborativo, onde as pessoas se reúnem para conquistar seu veículo zero quilômetro ou seminovo.
Dessa forma, os participantes interessados no modelo em comum são reunidos pela empresa contratada e depositam uma quantia mensal, pré-estabelecida, para retirar o veículo no valor do montante acumulado ao longo dos meses.
Por exemplo, um grupo de 100 pessoas deseja comprar um veículo que custa 40 mil reais. Dentro de um consórcio, cada membro contribui com R$400/ mês.
Assim, a cada mês um membro do grupo é contemplado com a carta de crédito para oficializar a compra do carro desejado.
Ao contrário do empréstimo e financiamento, que você retira o item na hora, a pessoa que entra no consórcio pode retirar o carro de três formas:
Leia também: Consórcio de carros: como funciona essa modalidade de crédito?
A princípio, o consórcio é uma modalidade viável para quem não tem toda a quantia em mãos para a aquisição de um bem de valor elevado, como é o caso do automóvel.
Um exemplo, em um ano em que o mercado automotivo calculou perdas acima de 26% nas vendas, o consórcio para compra de veículos em geral registrou expansão nos seus principais indicadores.
Segundo dados da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio – a maior alta ocorreu no volume de créditos comercializados, que aumentou 13,9% em 2020 na comparação com 2019.
Nesse contexto, conheça os prós e contras do consórcio para saber o que vale mais a pena para as suas necessidades.
O consórcio é uma forma de adquirir um carro a longo prazo em que se exige menos burocracia que um financiamento, por exemplo. Isso porque um financiamento precisa de aprovação de crédito, com comprovação de renda e outros pormenores. Enquanto no consórcio, mesmo uma pessoa que tenha o nome sujo pode participar. Mas, vale destacar que precisa resolver essas pendências para retirar o veículo quando sorteado.
Outro ponto positivo dessa modalidade é poder entrar no consórcio sem dar um valor de entrada. Ou seja, pode pagar apenas as prestações mensais, sem necessidade de despender uma grande quantia na hora de entrar no grupo do consórcio.
Esse tipo de aquisição de veículos também se destaca pela ausência de juros. Ao fazer um financiamento essas taxas podem ser bem altas, variando de 0,76% a 3,08%. Mas, no caso do consórcio, o que se paga é uma taxa de serviço da administradora escolhida para cuidar do investimento do grupo.
Quando você é sorteado no consórcio não pega um carro, mas sim uma carta de crédito no valor total do investimento. Assim, é você quem vai até a agência retirar o carro, logo, é como se tivesse em mãos o dinheiro à vista para o pagamento. Então, pode barganhar o preço e personalizar o veículo da forma que desejar.
Por fim, outra grande vantagem dessa modalidade é poder escolher o valor mensal a ser despendido com o consórcio. Optando pelo modelo do veículo desejado por uma quantia que você consegue arcar ao longo dos meses.
O consórcio é um investimento feito a longo prazo. Pode ser que dure até oito anos. Então, é preciso ter um planejamento financeiro para arcar com as prestações durante todo esse tempo. Além disso, é preciso ter paciência, já que você pode ser contemplado em qualquer época do investimento. Vale destacar que pode acelerar esse processo optando por fazer um lance.
Outro ponto a ser avaliado na hora de optar ou não por um consórcio é a questão do valor do crédito, que é atualizado. Isso acontece principalmente quando um novo modelo do carro escolhido é lançado. O que pode ser uma vantagem, porque ao ser sorteada a pessoa pode optar por um modelo mais novo, ou uma desvantagem, já que o valor mensal pago sobe proporcionalmente às novas atualizações.
– Leia também: Leasing de carro: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens
Gostou de conhecer mais sobre o consórcio de carros? De uma maneira geral, a lista ajuda a guiar a nossa decisão de compra de um item de investimento como os automóveis.
Afinal, condições exclusivas e credibilidade para entregar sua confiança na administradora do consórcio são essenciais para fechar negócio.
Por isso, se você está procurando dicas e informações para conquistar o seu novo Fiat zero KM, fale com a gente!
Na Automax Fiat o consórcio pode ser feito em até 100 meses, sem taxa de adesão, sem entrada e sem juros. E, o melhor de tudo é que desde a primeira parcela você já concorre ao sorteio.
Converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp e descubra entre nossos veículos novos e seminovos aquele que mais combina com você. Conte com a gente!
Grande parte da comunicação entre o veículo e o motorista acontece nas luzes de advertência…
O escapamento de carro é um dos componentes mais importantes para o funcionamento eficiente de…
O Fiat Pulse Abarth 2025 promete ser um dos SUVs compactos mais emocionantes e aguardados…
O mercado de SUVs está em plena expansão no Brasil, e dois modelos têm se…
Com o aumento dos preços de veículos novos nos últimos anos, encontrar carros que ofereçam…
As válvulas de carro desempenham um importante papel no funcionamento do motor, sendo responsável por…