Algumas pessoas parecem ter nascido para dirigir um veículo. Outras, no entanto, têm medo de dirigie e precisam de um empurrãozinho para enfrentar o trânsito.
A verdade é que esse medo que surge em alguns motoristas é muito mais comum do que se pode imaginar. Geralmente, o receio está ligado à ansiedade ou alguma insegurança adquirida ao longo da vida.
Pensando nessa situação, elaboramos este artigo com 7 grandes dicas para perder o medo de dirigir e ter mais confiança ao volante. Acompanhe a leitura!
O receio de dirigir não é tão incomum, especialmente quando ainda se está aprendendo.
Geralmente, a causa desse medo está relacionada com a ansiedade, mas outros tipos de situações também colaboram para a dificuldade em conduzir automóvel. Veja mais detalhes a seguir!
A primeira grande causa do medo de dirigir é a insegurança, principalmente em motoristas que recentemente conseguiram a sua habilitação.
No geral, esse sentimento é provocado pela sensação dos possíveis riscos ao estar no comando do veículo, ocasionando, então, a ansiedade e o medo de dirigir.
Além disso, alguns traumas de experiências anteriores ou até mesmo a metodologia utilizada pelo instrutor da autoescola podem colaborar com essa insegurança.
Grandes traumas de acidentes, perda de familiares ou até mesmo atropelamentos podem colaborar diretamente com o medo de dirigir.
Dessa forma, é muito importante o autoconhecimento para entender a relação que você tem com o trânsito e se existe algum possível trauma que está te impedindo de ter mais confiança ao volante.
Em alguns casos, algumas pessoas desenvolvem um transtorno psicológico bem mais profundo: a amaxofobia, também conhecida como fobia de veículo.
Nesses casos, a pessoa apresenta uma preocupação excessiva com os possíveis riscos de conduzir ou até mesmo de estar dentro de um veículo.
Entre os principais sintomas são:
Existem também aquelas fobias bastante específicas que colaboram com o medo de dirigir, como passar por pontes, realizar determinadas rotas ou até mesmo enfrentar tráfegos mais intensos.
Acredite: perder o medo de dirigir não é uma tarefa impossível!
A seguir, apresentamos algumas dicas para ter mais segurança ao volante e aproveitar a sua carteira de motorista. Acompanhe!
O primeiro passo para perder o medo de dirigir é entender porque você está com esse sentimento.
Sabemos que em algumas situações o trânsito pode ficar bastante caótico e perigoso e ficar nervoso nessas horas é normal. Contudo, não é saudável ter esse medo o tempo todo e deixar o sentimento te consumir a ponto de nunca mais dirigir um carro.
Nesses casos, é muito importante entender de onde vem todo esse medo e, se necessário, buscar apoio de familiares ou profissionais.
Se o seu problema é a insegurança com a sua habilidade de dirigir, a situação é ainda mais simples de ser resolvida.
Procure um profissional que ofereça aulas de direção e faça quantas achar necessário para te dar mais confiança. Com mais experiência e treinamento, o medo de dirigir pode ser reduzido progressivamente.
Além das aulas de direção, é interessante que você pratique mais.
Para deixar a experiência mais tranquila, comece em lugares menos movimentados para explorar suas novas habilidades.
Lembre-se de respeitar os seus limites. Nessa fase, o importante é que o motorista ganhe um pouco mais de confiança a cada vez que conduzir o veículo.
O carona é a pessoa que vai te acompanhar durante os trajetos de carro e, por isso, é fundamental contar com uma companhia que você se sinta confortável.
Andar com pessoas que só criticam ou que assustam você enquanto está fazendo alguma manobra pode realmente piorar tudo!
Definitivamente, saber que o seu carro tem seguro vai te deixar muito mais tranquilo em relação à batidas ou problemas mecânicos.
A legislação de trânsito existe para conferir mais segurança a todos e, consequentemente, mais tranquilidade durante o trajeto.
Por isso, faça também a sua parte! Tenha atenção às obrigações enquanto motorista e mantenha em dia as regras de trânsito.
Geralmente, nos sentimos sozinhos diante de um problema como o medo de dirigir. “Será que é só comigo?” — esse é um dos grandes pensamentos das pessoas com esse receio.
Por isso, uma boa solução pode ser conversar com outras pessoas que também têm esse medo e, principalmente, aquelas que já superaram.
Troque ideias, pensamentos e demais situações para irem passando, juntos, por esse modelo delicado, mas não impossível!
Como já citamos neste artigo, existem algumas fobias que tratam casos mais extremos do medo de dirigir.
Caso o motorista não se sinta seguro e tenha reações exageradas na direção, a dica é buscar ajuda profissional. Então, esteja atento com alguns sintomas da ansiedade, como medo extremo, falta de ar, ataques de pânico e tremores.
Grande parte da comunicação entre o veículo e o motorista acontece nas luzes de advertência…
O escapamento de carro é um dos componentes mais importantes para o funcionamento eficiente de…
O Fiat Pulse Abarth 2025 promete ser um dos SUVs compactos mais emocionantes e aguardados…
O mercado de SUVs está em plena expansão no Brasil, e dois modelos têm se…
Com o aumento dos preços de veículos novos nos últimos anos, encontrar carros que ofereçam…
As válvulas de carro desempenham um importante papel no funcionamento do motor, sendo responsável por…