A documentação é um importante ponto de atenção durante a compra e venda de veículos, tanto para quem vai vender, quanto para quem vai comprar.
Neste artigo, apresentamos com mais detalhes os documentos necessários para esse processo e o passo a passo completo para realizar uma compra ou venda de automóvel de forma muito mais simples e rápida. Continue lendo!
Nessa primeira etapa, vamos dividir a documentação necessária para vendedores e compradores de veículos. Aqui, é fundamental conhecer as obrigações para solicitá-las em caso de esquecimento ou falta de determinado documento. Vamos lá?
Os primeiros documentos necessários para a venda de um carro são os documentos pessoais do responsável pelo veículo, como:
Documentos do carro também são exigidos durante o processo, como o CRV preenchido e o CRLV (original e cópia).
Além disso, é de responsabilidade do vendedor apresentar o laudo de vistoria realizada, as duas vias do formulário do Renavam e demais comprovantes do pagamento de taxas e impostos, como Licenciamento e IPVA.
→ Leia também: Lidenciamento Anual de Veículos: aprenda tudo sobre o assunto
Para quem vai comprar o veículo, os documentos pessoais também são indispensáveis: RG, CPF e comprovante de residência (data de até três meses).
Nesse momento, é fundamental solicitar ao vendedor os documentos do carro, como o próprio CRV, CRLV e comprovante de pagamento de taxas.
Depois da emissão do CRV, o prazo máximo para a transferência do veículo é de 30 dias.
A dúvida de muitos motoristas também diz respeito ao processo de compra e venda de veículos importados ou de outras cidades.
Caso o automóvel tenha vindo de outro país, é necessário obter a quarta via da guia de importação. Por outro lado, se o veículo estiver apenas vindo de outra cidade, o processo de vistoria e novo emplacamento será o suficiente.
Vai colocar o carro à venda? Então, atente-se a alguns pontos importantes que podem facilitar (e muito!) a sua negociação e todo o processo.
Tão importante quanto separar a documentação correta do veículo é realizar a vistoria antes de vender o automóvel.
Isso porque é a partir da vistoria que o comprador ganha segurança sobre a condição do carro, além de resolver qualquer problema antes mesmo de finalizar a transação.
Como você leu anteriormente, a vistoria ainda é um processo obrigatório para a compra e venda de veículos de outras cidades.
Outro ponto importante e que tem tudo a ver com a documentação correta na compra e venda de veículos é atentar-se a todos os débitos do automóvel.
Existe alguma taxa ou pagamento de impostos pendentes?
Essa etapa é fundamental também para quem vai comprar o veículo. Portanto, consulte através do histórico veicular possíveis débitos em aberto, como IPVA, Licenciamento ou até mesmo multas.
Por fim, deixar o automóvel em boas condições pode deixar a transição de veículo mais rápida. Atente-se a pontos como:
Ressaltamos que esta terceira dica não é obrigatória, mas faz muita diferença na hora de chamar atenção dos novos compradores.
Então, de forma resumida, cuidar do veículo e garantir a documentação correta no processo de compra e vendas assegura que o carro está em dia com a legislação vigente, além de apresentar um cuidado importante com o automóvel.
Grande parte da comunicação entre o veículo e o motorista acontece nas luzes de advertência…
O escapamento de carro é um dos componentes mais importantes para o funcionamento eficiente de…
O Fiat Pulse Abarth 2025 promete ser um dos SUVs compactos mais emocionantes e aguardados…
O mercado de SUVs está em plena expansão no Brasil, e dois modelos têm se…
Com o aumento dos preços de veículos novos nos últimos anos, encontrar carros que ofereçam…
As válvulas de carro desempenham um importante papel no funcionamento do motor, sendo responsável por…